TRANSLATE

sábado, 22 de abril de 2017

REGADOR

Regador
23 de abril de 2017 – Tempo da Páscoa – Branco – Romanos 3.19-31

I – Puxando pela memória: No capítulo 3, o apóstolo Paulo vai até o versículo 18 respondendo algumas objeções que foram aparecendo em face da confrontação que ele estava fazendo. Entretanto, no versículo 21 ele muda e começa a mostrar como a justificação, a redenção e a propiciação é realizada. Até então, ele estava dizendo como havia tornado devastadoramente claro que toda a humanidade é apanhada no pecado. Por isso, aqui, Paulo volta sua atenção para a maneira pela qual o pecado é superado. É central para a sua compreensão que nenhum mérito humano pode jamais iniciar este processo diante de Deus, mas que a morte de Cristo na cruz muda tudo isso. Paulo vê a morte de Cristo como um grande ato divino para a salvação dos pecadores; isto, porém, pode ser visto de muitos ângulos. Nesse texto, ele vai discorrer como isso acontece. Não há dúvidas de que ele viu na ação salvífica de Cristo à satisfação plena para as nossas necessidades, no entanto, que precisa ser entendida, e igualmente não há dúvida de que ele viu a provisão divina para atender a essa necessidade de maneira completa e perfeita. Paulo mostra a grandeza da obra salvadora de Cristo. Ele fala também da justiça de Deus, do pecado do homem e da salvação que nos é concedida gratuitamente em Cristo.
O termo do versículo 21 que diz: “mas agora”, é de extrema importância para nós hoje. Em resumo seria: Mas agora Deus interveio e providenciou uma passagem para você se achegar novamente a Ele. Esse caminho foi através da morte e ressurreição de Jesus Cristo. A situação humana foi radicalmente transformada por causa deste ato salvífico de Deus em Cristo. A obra justificadora de Deus é direcionada para aqueles que creem em Cristo; e, na sua morte sacrificial por eles um novo caminho foi feito até Deus. Com isso, podemos dizer que Deus permanece justo em si mesmo, estendendo sua salvação justa aos injustos por meio da pregação do evangelho.
Tendo em mente essas coisas, é para isso que fomos separados, chamados e designados por Deus; para proclamar a sua mensagem para todos os povos, línguas, raças e nações. E necessário que a partir deste texto, nosso coração se comprometa mais com a obra do Senhor, pois somos seus servos e devemos valorizar tão magnifica obra que Ele fez por nós. Lembremo-nos da maravilhosa mudança que Jesus Cristo fez por nós; pois, antes éramos pecadores condenados à morte eterna, mas agora...

II – Provocando: O que é justificação e como ela é um livre ato da graça de Deus? Depois de formular sua resposta, confira com os textos bíblicos. Romanos. 3:22-25, e 4:5-8; 5.1;8-10; 17-19; Efésios. 1:6-7; Atos. 10:43; Mateus 20.28; 1 Timóteo. 2:5-6; Isaías. 53:5-6; Hebreus. 7:22.
Como Deus está mostrando Sua ira agora? Como Deus quer que eu, como cristão, me comporte na sociedade?

III – Bebendo na fonte: Para saber mais sobre redenção e propiciação veja estes textos bíblicos. Hebreus. 9:12; 1Coríntios 1:20. João 3.5; 6:37,39 e 10:15-16. 1João 2.1,2; 4.10; Hebreus 4.14-16.

IV – Leituras: Seg.: Gênesis 3; Ter.: Romanos 5; Qua.: Efésios 1.3-14; Qui.: Efésios 2.1-10; Sex.: Apocalipse 2.10,11; Sáb.: Ezequiel 33.1-20

V – Hinos: Seg.: HNC 270; Ter.: HNC 13; Qua.: HNC 40; Qui.: HNC 41; Sex.: HNC 42; Sáb.: HNC 54.

VI – Sugestão de literatura: 
“Justificação e Regeneração” – Charles Leiter. Editora Fiel

“Fortaleza nossa, que, no mistério pascal, estabeleceste a nova aliança da reconciliação; concede que todos que renasceram na comunhão do Corpo de Cristo, demonstrem em suas vidas a fé que professam; mediante Jesus Cristo, nosso Senhor, que vive e reina contigo e com o Espírito Santo, um só Deus, agora e para sempre. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário