TRANSLATE

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

UTILIDADE PÚBLICA IPC-ITAPIRA

PROJETO: “INTEGRAÇÃO E INCLUSÃO DOS DEFICIENTES DE ITAPIRA”


Prezados(as) Senhor(as):

É com imensa satisfação e esperanças renovadas que nos dirigimos  à  V.Sa.  para comunicar sobre o andamento das ações  acerca do Projeto Integração e  Inclusão dos Deficientes de Itapira e fazer-lhes um convite.
A idéia do Projeto  surgiu em 2007/2008 quando estava em atividade o COMDEF: Conselho Municipal da Pessoa Portadora de  Deficiência.  Ele formalmente ainda existe, mas na prática está inativo. Pensou-se então que, antes de projetarmos ações específicas a  essa camada da população,  era necessário conhecermos  quem e quantos  são os deficientes  do nosso município, onde moram, como vivem,  que deficiências são estas,etc.
Itapira não possui um banco de dados atualizado nesta área.  A Rede Social Itapira nas suas articulações com os variados grupos da comunidade percebeu a necessidade de levantar novamente essa discussão, a fim de dar visibilidade a esses cidadãos que,  por razões históricas ainda permanecem  desconhecidos  e quase sempre à margem das políticas sociais, educacionais, de lazer, de trabalho, de esportes, de saúde, etc.
Nessa perspectiva, desde o início de 2011 a Rede Social Itapira vem se reunindo  a fim de estruturar  as ações a serem desenvolvidas  para que se possa  concretizar a primeira etapa desse grande Projeto, ou seja,  a realização de um Censo Municipal da Pessoa com Deficiência  em Itapira.
O grupo que vem assumindo esse trabalho  é formado por pessoas da sociedade civil, órgãos públicos e entidades voltadas a prestação de serviços a esse segmento.
Já foram realizados diversos encontros, inclusive cinco deles foram exclusivamente voltados à capacitação dos agentes envolvidos visto a especificidade do  assunto.
Foram produzidos materiais impressos, faixas e outros itens de propaganda a fim de divulgarmos ao máximo o projeto para que a sensibilização ocorra de modo mais eficaz e que motive as pessoas com deficiências a se cadastrarem e as não deficientes a nos ajudarem na divulgação dessa proposta, esclarecendo e orientando àqueles que devem se cadastrar.

Muito obrigada a todos e estamos a disposição para mais informações.



Atenciosamente.

Rede Social Itapira
Letícia Maria de Lima
Representante do SENAC na Rede Social Itapira






Nenhum comentário:

Postar um comentário