TRANSLATE

terça-feira, 22 de novembro de 2011

MENSAGEM PASTORAL

Ação de Graças
“Oferecer-te-ei sacrifícios de ações graças.” (Sl 116.17).

O Cristianismo é a religião da ação de graças por excelência. Um de seus sacramentos recebe desde cedo esta conotação: Eucaristia, que quer dizer, “obrigado”. O cristão desde sempre aprende e, na verdade, é convencido de que tudo é graça, tudo lhe foi dado, nada do que é e possui é conquista sua, desde a vida, a salvação, a fé, os meios legítimos de sobrevivência, as oportunidades de crescimento e desenvolvimento humano, quer pessoal, profissional e familiar. Tudo é dom. Contudo, mesmo assim Deus não nos exime de nossas responsabilidades. Uma vez salvos, o progresso na santificação depende de nossa correspondência em obediência e fé aos meios de graça e à prática de boas obras. No emprego dos meios legítimos de nossa sobrevivência zelo, capacitação, boa vontade, responsabilidade são coisas que dependem da subjugação de nossa natureza indolente e revoltada a fim de obtermos os frutos co-naturais de nosso empreendimento, carreira ou profissão. No que tange ao nosso desenvolvimento, em qualquer área, uma boa dose de vida regrada, sóbria, equilibrada e disciplinada farão toda a diferença. Mas, há uma coisa, uma atitude, um sentimento que jamais deve ausentar-se nesta nossa caminhada na vida cristã e em nossa maturação humana: A gratidão. Sem gratidão, sem este reconhecimento da ação dadivosa e generosa de Deus direta ou por causas secundárias como a presença de pessoas boas e significativas, ou das muitas oportunidades que a vida nos apresenta, a nossa existência fica coisificada e reduzida ao que temos em detrimento do que somos e para quem somos. A gratidão é o fundamento da vida cristã e é o que humaniza a nossa existência sobre a terra. Aprenda a ser agradecido, a gratidão nos liberta da autossuficiência, da arrogância, da prepotência. A Gratidão nos faz mais altruístas, solidários e abertos à vida. Pelo que você se sente agradecido? A quem você é agradecido? Como retribuir todo o bem que Deus nos fez? (Sl 116. 12-19). Segue abaixo, uma pequena amostra do que os homens pensam sobre a gratidão:

Fazer aniversário é olhar para trás com gratidão e para frente com fé!
Rosaura Gomes

A gratidão de quem recebe um benefício é bem menor que o prazer daquele de quem o faz.
Machado de Assis

As pessoas felizes lembram o passado com gratidão, alegram-se com o presente e encaram o futuro sem medo.
Epicuro

A gratidão tem memória curta.
Benjamim Constant

A gratidão é a virtude das almas nobres.

Esopo


Quem acolhe um benefício com gratidão, paga a
primeira prestação da sua dívida.
Sêneca

A gratidão da maioria dos homens não passa de um desejo secreto de receber maiores favores.
François La Rochefoucauld

Os homens apressam-se mais a retribuir um dano do que um benefício, porque a gratidão é um peso e a vingança, um prazer.
Tácito

O silêncio com os faladores, a tolerância com os intolerantes, a bondade com os maldosos; e, por estranho que pareça, sou grato a esses professores.
Khalil Gibran

Aos incapazes de gratidão nunca faltam   pretextos para não a ter.

Gustave Flaubert


Chegando em casa depois da Escola Dominical ou do Culto à noite procure em sua Bíblia salmos e outros textos que falam sobre a gratidão, a ação de graças e faça uma lista de coisas, pessoas, circunstâncias pelas quais você é verdadeiramente grato. Aprenda a agradecer os que te servem, os funcionários públicos, os atendentes de lojas, farmácias, supermercados. Seus oficiais na Igreja, seu Pastor, um vizinho seu ou parente. Jamais deixe de demonstrar gratidão. Erga a Deus uma oração de Ações de Graças!                  
Reverendo Luiz Fernando
Seu amigo e servidor

Nenhum comentário:

Postar um comentário