TRANSLATE

sábado, 25 de março de 2017

MENSAGEM PASTORAL

Não murmure, seja agradecido.
"Eu sou o Senhor, o teu Deus, que te tirou...da escravidão.” 
(Êxodo 20:2)

Sem dúvida, parecemos com o povo de Israel nos tempos bíblicos. Lendo os relatos na Bíblia, no livro do Êxodo, vemos o quanto o povo reclamou, murmurou e andou insatisfeito com as coisas que Deus fazia a eles. Vejamos alguns exemplos: Quando chegaram de fronte ao mar Vermelho e atrás vinha o exército egípicio, a única coisa que lhes veio à mente foi reclamar. Depois de um tempo em que estavam no deserto, queixaram-se de que não havia comida e Deus providenciou-lhes o maná. A ordem era: “peguem o necessário para o dia”. Mas, o povo não obedeceu; pegou além da conta; o que excedeu estragou e cheirava mal. Isso demonstra duas coisas: desobediência e desconfiança em Deus. Desobediência porque não respeitaram a ordem dada por Deus. Desconfiança porque o povo já tinha visto o que Deus havia feito e, apesar disso, em tudo o que acontecia havia sempre uma frase na boca do povo que dizia: “no Egito tudo era melhor”.Hoje não é muito diferente. Vivemos reclamando de tudo. Nunca estamos satisfeitos com nada. Embora tenhamos muitas coisas, elas nunca nos deixam plenamente satisfeitos. Ai, fazemos como o povo de Israel no deserto, murmuramos. Um resumo de murmuração é: “Deus, eu não estou satisfeito”. A murmuração está diante de nós em pensamentos, ações, gestos, atitudes ou em qualquer outra área da nossa vida. Além disso, nós murmuramos de duas formas. A primeira é pelo que temos. A segunda, pelo que não temos.Entretanto, para um cristão as coisas devem ser diferentes. Nós devemos dar graças ou ser agradecido em TODAS as coisas. No deserto, o povo de Israel reclamava muito e tinha saudade do Egito, só que no Egito eles eram escravos. No deserto, estavam livres e tinham liberdade para servir e adorar a Deus. Estavam livres e não eram mais escravos. Devemos, hoje, ser gratos a Deus porque em Cristo estamos livres. Cristo nos resgatou e nos libertou do pecado. Em Cristo, agora, temos a oportunidade de servir e adorar a Deus. Por causa de Cristo nós devemos ser sempre agradecidos. Por Cristo temos nova vida e não somos mais escravos e por isso não devemos ficar ansiando e desejando a vida de outrora. Só o fato de sairmos do status de pecador condenado para filho agraciado, já valeu tudo!Que a partir deste momento peçamos a Deus que nos ajude a não mais murmurar, reclamar ou nos queixar, e que tenhamos um coração grato por tudo, seguindo as orientações de Paulo aos irmãos de Colossos: “Vivam de maneira digna do Senhor e em tudo possam agradá-lo, frutificando em toda boa obra, crescendo no conhecimento de Deus e sendo fortalecidos com todo o poder, de acordo com a força da sua glória, para que tenham toda a perseverança e paciência com alegria, dando graças ao Pai, que nos tornou dignos de participar da herança dos santos no reino da luz. Pois ele nos resgatou do domínio das trevas e nos transportou para o Reino do seu Filho amado, em quem temos a redenção, a saber, o perdão dos pecados. Colossenses 1:10-14.
Hélber Silva 
é Seminarista na Igreja Presbiteriana Central de Itapira. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário