TRANSLATE

sábado, 26 de novembro de 2016

REGADOR

Regador
27 de novembro de 2016 – 1º Domingo do Advento – Cor: Roxo – Isaías 7. 10-16

I – Puxando pela memória: O tempo do Advento é uma pedagogia litúrgica que nos auxilia a celebrar com inteligência e fundamentos bíblicos sólidos os mistérios centrais da fé cristã. Evidentemente que mistério aqui não tem a conotação de algo nebuloso e enigmático. Trata-se de uma expressão teológica para referir-se ao modo assombrosamente maravilhoso como Deus realizou o seu plano que importou em nossa redenção. Um plano inimaginável pelo homem. Um plano impossível de ser realizado pelo homem. Um plano que seria ineficaz se dependesse em algum momento, fase ou estágio do mérito humano. Então, podemos entender o mistério como graça. O tempo do Advento deve levar-nos a duas atitudes básicas fundamentais: 1. Gratidão pelos eventos do passado: O Pai cumpre a sua promessa em enviar-nos o Salvador. 2. Expectativa em forma de obediência no presente e vigilância quanto ao futuro: Ele prometeu voltar. Sendo assim, a perícope de hoje nos insere no primeiro das duas atitudes. Investigamos as Escrituras e constatamos que Deus havia feito uma promessa clara com sinais inequívocos reconhecidos nos Evangelhos: Um virgem concebe e dá a luz a um filho, que foi chamado “Deus-conosco”. Mas isso não é tudo deste texto. Toda profecia para ser considerada verdadeira tinha que constar de três elementos básicos: A mensagem comunicada por Deus ao Profeta; Um sinal antecipatório; O cumprimento da Palavra dada e transmitida. No caso de Acaz, Deus exigiu que um sinal fosse pedido para que o rei incrédulo pudesse colocar sua confiança (no presente) e toda a sua esperança (no futuro) no Senhor nos momentos de crise. A negativa de Acaz com base em Êx 17.2 e Dt 6.16 conforme a reação de Isaías, apenas denuncia a piedade fingida do rei, que para não ver aumentada a sua culpa, recusou-se a crer. É alguma coisa difícil de explicar que crentes que se dizem professos vivem em tácita incredulidade. Confiam em esforços pessoais, se negam a dar passos significativos na fé para não verem comprometidos os seus sonhos e convicções humanas. O ateísmo prático é uma praga que assola muitas vidas, são pessoas que se reúnem para a adoração aos domingos, mas que na prática, durante a semana, vivem como se Deus não existisse. Graças a Deus que temos um alguém que pode salvar-nos inclusive de nós mesmos. Alguém que pode desligar-nos dos laços que nos prendem a um coração ateu e orgulhoso. Esse alguém é o menino prometido na profecia, é o Emanuel, o Deus conosco, que veio uma vez e que voltará para nos livrar em definitivo deste corpo de morte.

II – Provocando: Você já pediu a Deus a confirmação de um sonho ou projeto pessoal que tanto desejava e foi capaz de reconhecer através de sinais inequívocos que essas coisas não eram o plano de Deus para a sua vida? Como reagiu a isso?

III – Bebendo na fonte: Leia Pv 16 e "O homem, cujo tesouro é o Senhor, tem toda as coisas concentradas nele. Outros tesouros comuns talvez lhe sejam negados, mas mesmo que lhe seja permitido desfrutar deles, o usufruto de tais coisas será tão diluído que nunca é necessário à sua felicidade. E se lhe acontecer de vê-los desaparecer, um por um, provavelmente não experimentará sensação de perda, pois conta com a fonte, com a origem de todas as coisas, em Deus, em quem encontra toda satisfação, todo prazer e todo deleite. Não se importa com a perda, já que, em realidade nada perdeu, e possui tudo em uma pessoa - de maneira pura, legítima e eterna." (A. W. Tozer). E responda: O que você por submissão na oração?

IV – Leituras: Seg.: Pv 3.5; Sl 119.105; Ter.: Jo 8.31-31; Rm 10.17; Qua.: Pv 29.25; Qui.: Pv 12.15; 19.20; Sex.: Pv 27. 10; Sáb.: 1Co 3. 11-15.

V – Hinos: Seg.: HNC 226; Ter.: HNC 227; Qua.: HNC 228; Qui.: HNC 229; Sex.: HNC 230; Sáb.: HNC 221.

VI – Literatura: “Simplesmente Crente” – Michel Horton – Fiel.

Oração:
“Despertai, Senhor, nos vossos fiéis a vontade firme de se prepararem, pela prática das boas obras, para ir ao encontro de Cristo, de modo que, chamados um dia à sua direita, alcancemos o reino dos Céus. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo”. (LOC – Ed. Reformada).


Nenhum comentário:

Postar um comentário