TRANSLATE

sábado, 20 de agosto de 2016

REGADOR

Regador
Suplemento de Estudo Bíblico de Aplicação Pessoal – 21 de agosto de 2016 – Lucas 13. 22-30

I – Puxando pela memória[1]: Jesus continua a sua viagem para Jerusalém. É uma viagem sem pressa, embora urgente. Enquanto caminha aproveita todas as ocasiões para ministrar aos seus discípulos as últimas lições de seu programa de treinamento para o ministério que deveriam assumir depois de sua ascensão. Sempre houve em Israel a especulação sobre quantos seriam salvos. Nunca houve, porém, especulação sobre quem seria salvo. Para os Judeus somente eles seriam salvos. Mas, seriam todos? A resposta mais ortodoxa é que só os judeus piedosos e os notoriamente religiosos. Os denominados justos. Pecadores públicos, hereges, impuros e etc. teriam a sorte dos gentios. Ao ser perguntado, Jesus demonstra que esta não deve ser uma preocupação significativa. Embora Ele mesmo já tivesse dado essa resposta em outro contexto: Mt 7.14: “E porque estreita é a porta, e apertado o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem” e conhecesse o ensinamento de Daniel 12. 1.2: “Mas naquele tempo livrar-se-á o teu povo, todo aquele que for achado escrito no livro. E muitos dos que dormem no pó da terra ressuscitarão, uns para vida eterna, e outros para vergonha e desprezo eterno”. O Senhor quer que pensemos mais em termos pessoais. Há aqui nesse texto de Lucas uma continuação da lição sobre o arrependimento. Agora, Jesus fala sobre a iminência do fim, ensina claramente que tudo o que temos é essa vida como o tempo favorável da graça e da misericórdia, mas um tempo determinado e com prazo de validade. Depois desses dias, não haverá tempo nem oportunidade para a conversão. É uma perda preciosa de tempo preocupar-se com quem e quantos serão salvos. Essa preocupação só é válida se levada em termos de missões e de evangelização. No mais, é preciso que nossa preocupação seja pessoal. A ordem dada por Jesus é “esforçai-vos”, isto é, uma vida de arrependimento, de santificação levada à sério, de crescimento na graça e no conhecimento de  Jesus Cristo indicam ao nosso coração de que lado da porta do Reino estamos. Deste lado da eternidade, deste lado da sepultura, não há admissão automática no Reino. Não basta a pertença à igreja, ter sido batizado ou exercer um ministério. Se levarmos uma vida leviana para com a misericórdia de Deus o que ouviremos é “Não sei de onde sois”. Enquanto há tempo, que os santos busquem crescer em santificação, os indecisos, supliquem iluminação, os errantes, clamem para que sejam recebidos por Cristo, pois a porta está para ser fechada e do lado de fora, haverá choro e sofrimento eternos. Que cada um veja como está no Senhor e que todos aqui possamos ser convivas do banquete do Cordeiro de Deus.

II – Provocando: Você pensa com regularidade na solenidade da morte, nos fins dos tempos e de como será a sua vida depois da morte? Você avalia constantemente o seu coração e os caminhos por onde ele te leva para ver se você tem se esforçado por entrar pela Porta Estreita? O que você entendeu sobre o que há dos dois lados da Porta do Reino?

III – Bebendo na fonte: Leia Fp 2. 12,13; 2Pe 1. 3-11 e Ap 22.11 e diga: O que é que as Escrituras nos ensinam sobre o que devemos fazer para andar pelo caminho estreito? E por que devemos nele andar?

IV – Leituras: Seg.: Ap 7. 4,15; Ter.: 2Co 5.18; Qua.: Rm 8.23; Qui.: Lc 16.23,24; Sex.: Jo 5.28,29; Sáb.: Fp 3.21.

V – Hinos[2]: Seg.: HNC 203; Ter.: HNC 204; Qua.: HNC 206; Qui.: HNC 207; Sex.: HNC 209; Sáb.: HNC 210.

VI – Literatura sugerida:Discipulado” – Dietrich Bonhoeffer – Ed. Sinodal.

Oração:
“Ó Deus, que no tempo da paciência e da misericórdia, preparas para o Teu povo em Cristo todos os meios necessários à piedade e salvação. Dá-nos prontidão, zelo fervoroso e ânimo para percorrermos o estreito caminho da salvação com os corações dilatados de amor. Por Teu amado Filho Jesus que oramos. Amém.” 

(Orações de d. Joaquim Zamith, OSB[3]).
Igreja Presbiteriana Central de Itapira – Rua Campos Sales, 92 – Centro de Itapira. (19) 3863 1706 – e-mail: ipbcentraldeitapira@yahoo.com.br

[1] Resumo inspirado no Sermão Dominical
[2] Hinário Novo Cântico da Igreja Presbiteriana do Brasil. Ed. Cultura Cristã
[3] Abade Beneditino, tradutor do Evangelho de João na Bíblia de Jerusalém

Nenhum comentário:

Postar um comentário