TRANSLATE

sábado, 13 de agosto de 2016

REGADOR

Regador

Suplemento de Estudo Bíblico de Aplicação Pessoal, 14 de agosto de 2016 – Lc 13.1-9 

I – Puxando pela memória: É muito comum e faz parte do nosso cotidiano sermos surpreendidos e estarrecidos com notícias de violências e desgraças em nosso derredor. Algumas pessoas nós até conhecemos e nos perguntamos como alguém tão bom sofreu tamanha dor ou tragédia. Ainda nos questionamos como pessoas honestas, trabalhando dignamente, sofrem acidentes fatais. Já dos homens maus, não temos nenhuma dificuldade em compreender que colheram o que plantaram. No Evangelho de hoje essa não é toda a verdade. Embora Jesus receba a notícia a respeito de dois trágicos incidentes acontecidos quem sabe naquele dia, sua leitura dos acontecimentos difere em substância do ensino ortodoxo dos Judeus e da crença popular de retribuição proporcional em desgraça para o pecador. De fato, todos os pecados serão punidos, então, Jesus quer que cada pessoa  examine o estado atual de  seu coração diante de Deus em face da imprevisibilidade da vida. Podemos ser surpreendidos a qualquer momento em qualquer circunstância. Há aqui um chamado urgente para o arrependimento, a conversão sincera e a santificação constante. A parábola da figueira expressa e aclara o ensinamento de Jesus. Embora na intenção autoral a figueira represente Israel (Os 9.10) e o tempo da paciência de Deus (O dono da vinha) e o intercessor (Os profetas e no final o próprio Jesus), essa parábola cumpre também a sua função para a Igreja. Também fomos alvos de riquíssimos privilégios. Recebemos o Evangelho, fomos introduzidos na Igreja, temos um consolador habitando as nossas almas e os meios de Graça à nossa disposição. É da nossa natureza e de nossa responsabilidade dar frutos. O dono da vinha tem esse soberano direito e a misericórdia e a paciência de Deus não o tornam cúmplice de nossos pecados, o fato de não sofrermos desgraças, não significa que Ele aprova a nossa maneira de viver. Na verdade, o Evangelho de hoje é um apelo para o arrependimento, para a mudança de vida, para a produção de frutos. De quais frutos estamos falando? Frutos de abandono do pecado, de emenda de vida, de obediência, de santificação. Dessas coisas, o Pai nos pedirá contas a qualquer momento.

II – Provocando: O que você entende por arrependimento? Por que ele é necessário para os crentes? Leia estes textos bíblicos e responda as duas questões: Ez 36. 312,32; Os 14.2,4;        At 17. 30,31.

III – Bebendo na fonte: Qual o sentimento que o Cristão tem de si mesmo como pecador?       Sl 51.4; 2Co 7.11; Sl 32.5,6; Cl 3.5;Rm 7.15-25. Escreva suas impressões da Palavra de Deus.

IV – Leitura para a semana. Propósito da meditação: Por que devemos fugir do pecado?   Seg.: 1Sm 2.25; Ter.: Rm 2.4; Qua.: 1Co 10.21,22; Qui.: Mt 18.6; Sex.; Ef 4.30; Sáb.: 1Co 8.12.

V – Hinos: Seg.: HNC 70; Ter.: HNC 71; Qua.: HNC 73; Qui.: HNC 75; Sex.: HNC 76; Sáb.: 78.

VI – Sugestão de literatura: “Vencendo o Mundo” – Joel Beek. Ed. Fiel.

Oração
“Ó Deus bendito, rico em graça e misericórdia Tu ordenas o arrependimento e cumulas as almas de perdão e de paz. Concede ao povo que invoca o teu Nome arrepender-se com sinceridade de coração e viver uma vida de santidade e pureza. Por Jesus Cristo oramos. Amém”. (Breviário da Igreja Reformada Gaulesa). 

Igreja Presbiteriana Central de Itapira – 
Campos Sales, 92 – Centro – Itapira SP. Fone 19 3863 17 06 - 
IpbcentraldeItapira@yahoo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário