TRANSLATE

segunda-feira, 17 de junho de 2013

MENSAGEM PASTORAL


Satisfeitos em Deus
“Quem mais tenho eu no céu? Não há outro em quem eu me compraza na terra. Ainda que a minha carne e o meu coração desfaleçam, Deus é a fortaleza do meu coração e a minha herança para sempre”
(Sl 73. 25-26).
No próximo final de semana estaremos celebrando os 139 anos de nossa amada Igreja Presbiteriana Central de Itapira. Seguramente, do ‘evangelicalismo’ de Missões, a IPCI é uma das vinte igrejas mais antigas do Brasil. Para ter-se uma noção de nossa mais que veneranda história, a maior denominação evangélica do Brasil, a Igreja Assembleia de Deus, comemora neste ano 103 anos de presença em terras brasileiras. Só a Igreja Presbiteriana Central de Itapira é 36 anos mais antiga (a Igreja Presbiteriana do Brasil comemora em 12 de agosto seus 154 em solo pátrio). Entretanto, longevidade ou tamanho não dizem muito no Reino de Deus, ainda que possam evidenciar a fidelidade e fecundidade de uma comunidade, bem como a misericórdia e o poder de Deus em conservar e fazer crescer as obras de nossas mãos. Para bem celebrarmos estes 139 anos o melhor que podemos oferecer a Deus é o sacrifício de nosso amor incondicional, é demostrar a Ele o quanto temos prazer em andar na sua presença e de nos submeter à sua vontade. Como diz John Piper: “Deus é mais glorificado em nós quando somos mais satisfeitos n’Ele.” Esta afirmação é bíblica: “Agrada-te do Senhor” (Sl 37.4), “Alegrai-vos sempre no Senhor” (Fp 4.4), “O teu amor é melhor do que a vida” (Sl 63.3), e finalmente: “na tua presença há plenitude de alegria, na tua destra, delícias perpetuamente” (Sl 16.11). Os pais da Igreja também exaltaram o prazer que o crente deve ter em Deus: “Quão doce foi para mim, estar liberto subitamente destes prazeres infrutíferos os quais um dia temia perder!...Tu os afastaste de mim, Tu que és a alegria soberana e verdadeira...Tu que és mais doce que qualquer prazer...tu que excedes em brilho toda luz...tu que sobrepujas toda honra. Ó Senhor meu Deus, minha luz, minha riqueza, e minha salvação.” (Agostinho de Hipona, Confissões, XI,1). Façamos, pois, todo o esforço, sempre sustentados e guiados pela Graça, para desejarmos sempre mais de Cristo, demonstrando que o desejamos acima de tudo e qualquer coisa. Demostremos que não só o amamos, mas que amamos amá-lo. Que quanto mais satisfeitos n’Ele estamos, tanto mais d’Ele queremos desfrutar. Este desejo de Deus, este amor que quer amar, é o amor que nos amou por primeiro (1Jo 4.10), que se antecipou a nós, por isso é digno de ser amado. É um amor que se concretiza, que se realiza em forma de obediência ao mandamento. É um amor de fruição (Jo 15.16) cujos sarmentos alcançam os irmãos na fé, nutrindo relações saudáveis, edificantes, restauradoras, santificantes. Alcança também e poderosamente os que estão no mundo. É um amor solidário, engajado, comprometido e transformador. É o amor que não se faz alheio à dor, ao sofrimento e a alienação dos que ignoram ou mesmo rejeitam o Amor de Deus manifestado na Cruz e revelado no Evangelho. Uma comunidade que ama a Deus é uma comunidade que ama a cruz. É uma comunidade que percorre os caminhos do Senhor com o “coração dilatado em inenarrável doçuras de amor” (Pr RB 49). Isto é, o caminho permanece estreito e apertada a porta, nunca há concessões. Mas, é o coração que se dilata, se amplia, porque ama a Lei, ama o Mandamento, ama amar a Deus por aquilo que Ele é, enquanto o louva por aquilo que Ele faz e o Glorifica satisfazendo-se com o que Ele quer. Mais que uma data festiva. Mais que uma comemoração religiosa. Mais que mais um culto, que a Igreja Presbiteriana Central de Itapira se configure em um monumento vivo dedicado ao amor de Deus. Que a sociedade de Itapira reconheça e experimente o amor de Deus vendo o nosso testemunho de um povo feliz, satisfeito, realizado, sem queixas, sem murmurações, sem reclamações (Fp 2 14). Um povo, com homens e mulheres, crianças e jovens, sãos, enfermos, viúvos, idosos, ricos e pobres, um povo sujeito às contingências da vida, às vicissitudes da história é às intempéries de toda sorte. Mas, um povo feliz e plenamente realizado com o Deus que tem, com o Deus a quem serve, com o Deus cuja face amorosa contemplamos desde agora e por toda eternidade. Amém!


Rev. Luiz Fernando
Prazerosamente Ministro do Evangelho

Nenhum comentário:

Postar um comentário