TRANSLATE

sábado, 13 de maio de 2017

REGADOR

Regador
14 de maio de 2017 – Romanos 5.1-11 – Dia das Mães – 5º Domingo do Tempo pascal – Branco

I – Puxando pela memória: Domingo passado vimos em termos “jurídicos” o que é a justificação e como ela foi creditada a nós, de maneira graciosa, imerecida e totalmente voluntária da parte de Deus. Não a nossa, mas a justiça de Cristo, sua retidão, satisfez as justas reivindicações do Pai. Nesta nova seção, Paulo relega a linguagem jurídica a um plano secundário e segue-se um argumento com base na ética, onde o amor suplanta a justiça. Paulo começa tratando do efeito prático e imediato do pecador justificado em graça e que a recebe pela fé. A justificação que muda a nossa posição diante de Deus altera também a nossa relação com Ele. Agora, estamos reconciliados com o Pai. Antes, como filhos da rebeldia, odiávamos a Deus e nossa relação com Ele, caso houvesse alguma, era marcada por egoísmo, interesses escusos, escarnecedor, ingrato e injusto. Esta reconciliação significa ainda, que em Cristo e por causa de sua morte na cruz, Deus não tem mais “queixas” a nosso respeito, Ele oferece-nos a sua paz fazendo cessar a sua justíssima ira contra nós. Esta reconciliação leva-nos ao desfrute da graça e da paz que só Deus tem a oferecer. Por causa dessa nova e correta relação com o Pai até mesmo as vicissitudes de nossa história, como a tribulação, são usadas pelo Senhor e apreendida por nós como experiências que só nos fazem madurecer. É certo afirmar com o próprio Paulo então: “E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito” (Rm 8.28). (Aliás, este capítulo cinco de Romanos deve ser lido sempre à luz do capítulo oito, supracitado). Todavia, devemos nos perguntar, o que o Apóstolo quer nos ensinar? Dentre as muitas lições que poderíamos extrair, Paulo deseja que consideremos a beleza, o imensurável, o maravilhoso amor do Pai que deu-nos uma prova cabal de seu amor por nós: A morte voluntária, porém terrível, de Cristo na cruz do Calvário. E Paulo quer que nós nunca nos esqueçamos da ‘loucura’ desse amor: Cristo morreu quando ainda éramos inimigos! Prova mais uma vez da maravilhosa Graça de Deus. Se, quando éramos então inimigos o Pai deu-nos tamanha prova de amor, o que Ele não fará por nós, agora que somo amigos? Vale lembrar aqui um outro texto de Paulo: “Quem nos separará do amor de Cristo? A tribulação, ou a angústia, ou a perseguição, ou a fome, ou a nudez, ou o perigo, ou a espada?... Mas em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou. Porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as potestades, nem o presente, nem o porvir, Nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor” (Rm 8.37-39). A vontade de Deus é que esperemos n’Ele e n’Ele descansemos, mesmo nas tribulações, porque Ele já provou o seu amor por nós.

II – Provocando: Escreva aqui o seu testemunho pessoal de sua experiência na nova relação com Deus mediante a justiça de Cristo e os frutos colhidos dessa paz e dessa Graça. Tendo Deus provado já o seu amor por você, como enfrenta as tribulações da vida?

III – Bebendo na fonte: Leia os nossos Documentos Confessionais: CFW 11.2; CH 21 e 90; CFW 18.1; CM 71 e 83;  BC 18 e diga qual o seu entendimento geral da doutrina da justificação.

IV – Leituras Bíblicas: Seg.: Rm 8.30; Rm 4. 4-8; Ter.: Tt 3.5-7; Jr 23.6; Qua.: 1Co 1.30-31; Fp 3.9; Qui.: jo 1.12; Rm 5.1; Sex.: Tg 2. 17,22,26; Ef 2.6-9; Sáb.: Rm 3.26; 2 Co 5.21.

V – Hinos: Seg.: HNC 144; Ter.: HNC 145; Qua.: HNC 150; Qui.: HNC 157; Sex.: HNC 167; Sáb.: HNC 169.

VI – Literatura: “Justificação e Regeneração” – Charles Letter – Ed. Fiel.

Oração:
Ó Deus, Pai de bondade, que nos redimistes e adotastes como filhos e filhas, concedei aos que creem em Cristo a liberdade verdadeira e a herança eterna. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo(Manual de Culto da Igreja Presbiteriana dos Estados Unidos da América).


Nenhum comentário:

Postar um comentário